quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O fim de um prémio

Após mais de duas décadas de parceria, a Booktrust e a Nestlé decidiram pôr fim a um dos mais antigos prémios britânicos na área da Literatura para a Infância.
Durante 23 anos, o Nestlé Children's Prize (antigamente chamado Smarties Prize) distinguiu os melhores trabalhos de ficção e poesia de autores ingleses, ajudando a lançar dezenas de nomes, incluindo os das justamente famosas JK Rowling e Lauren Child, três vezes vencedoras deste galardão.
Oficialmente, as razões apontadas foram de ordem estratégica (a Booktrust quer rever o modo como os prémios servem os seus objectivos; a Nestlé vai dedicar-se mais às suas campanhas de Responsabilidade Social relacionadas com nutrição e bem-estar), mas é conhecida a controvérsia que envolvia a marca patrocinadora, que não se livra da reputação de ter promovido o consumo de leite em pó nos países em desenvolvimento.

Polémicas à parte, não há dúvida da respeitabilidade conquistada por este prémio, que fará falta não só ao meio editorial, como às centenas de crianças que todos os anos participavam activamente na selecção das obras.
Os livros premiados na edição deste ano e em edições anteriores, aqui.


Sem comentários: