quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Os chefs têm ido às escolas




Começou esta semana o projecto "O chef vai à escola", uma ideia da Câmara de Cascais para dar a provar às crianças do concelho os sabores de uma refeição saudável e gourmet.
Durante as próximas semanas, uma mão cheia de chefs vai passar pelas cozinhas das escolas do 1.º Ciclo e preparar, com a ajuda preciosa das cozinheiras habituais, uma refeição diferente.
Augusto Gemelli esteve na terça-feira na escola n.º 2 de Cascais a preparar, entre outras iguarias, sopa de grão com cenouras caramelizadas e um delicioso risotto com banana e espuma de canela; hoje, foi a vez de Vítor Sobral vir até Carcavelos dar a conhecer um peixe com puré em cama de espinafres.





Ao longo da manhã as crianças vieram até à cozinha espreitar os preparativos, perguntar os nomes das ervas aromáticas, pedir autógrafos e até fazer as perguntas da praxe que se fazem a um cozinheiro (qual é o seu prato preferido? gosta mais de doces ou salgados? porque é que decidiu ser cozinheiro?).
Vítor Sobral foi explicando algumas regras da alimentação saudável e falando também da responsabilidade das crianças em preservar os sabores portugueses para as gerações vindouras.

O Planeta Tangerina foi convidado a participar na construção de um pequeno livro que vai, mais tarde, ser distribuído às famílias. Neste livro vão constar todas as receitas confeccionadas pelos nove chefs convidados e algumas sugestões para refeições mais saudáveis e saborosas.

Estamos entusiasmados com a ideia (e com as mãos ainda a cheirar a hortelã...).

1 comentário:

Billy disse...

Que projecto tão giro! Estou curiosa por ver o livro; vão pôr fotografias aqui no blog?

("Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim!" é a resposta que quero ouvir.)