quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Petição contra a extinção da DGLB

Petição online aqui.

A Direcção-geral do Livro e das Bibliotecas está prestes a ser extinta.
A Andreia Brites explica no Bicho dos Livros porque é que esta extinção é tão grave e merecedora da nossa indignação.

Em relação a todas as funções da DGLB descritas pela Andreia, aproveito para acrescentar que na área da Edição, a DGLB tem programas de apoio à divulgação de autores nacionais no estrangeiro (nomeadamente autores/ilustradores de livros para a infância, o que é uma aposta rara) e contribui para a promoção de vendas de direitos internacionais das editoras portuguesas, ajudando assim a equilibrar a tão falada balança comercial.

A DGLB apoia também deslocações de autores nacionais a feiras e outros acontecimentos literários e last but not the least é a DGLB que promove o Prémio Nacional de Ilustração, único nesta área a nível nacional. Depois da extinção do antigo Prémio Gulbenkian de "Melhor Livro para a Infância" seria uma pena que também este prémio terminasse, deixando ainda mais pobre a Literatura para a Infância e o mundo do livro infantil.

Por enquanto ninguém sabe. Por enquanto diz-se que vai ficar tudo igual.
Mas se vai ficar tudo igual, porquê esta mudança?


Petição online aqui.

2 comentários:

Inês Oliveira disse...

Tens toda a razão, Isabel.
Um beijinho.

Sara disse...

Eu queria saber o porquê do Dglb ser extinto..sei que,sobretudo, é devido ao dinheiro que o estado não quer gastar..mas não percebo..As bibliotecas, os espectaculos, dão sempre algum dinheiro,mas nem só, dão aquilo que é o mais importante,cultura.Quero saber as razões correctas desta extinção.alguem pode me ajudar?