terça-feira, 19 de julho de 2011

Presentes do Brasil



Por aqui entramos a passos largos no verão e já só queremos, depressa, acabar o que temos pela frente (para pousarmos antes de regressarmos a novos voos). Do lado de lá do Atlântico, o ritmo é inverso: o Inverno está no pico e "todo o mundo anda super-ocupado" numa roda vida de novos projetos e edições.

Há uns dias recebemos um pacote de S.Paulo com 3 novos livros ilustrados pelo Andrés Sandoval que mostram bem como a edição de livros no Brasil está a atingir novos patamares de qualidade. Recuperando de algum atraso — que era visível, por exemplo, quando há uns anos visitávamos o stand coletivo brasileiro na Feira de Bolonha — o Brasil está "acordando para a vida", editando tudo o que de melhor se publica a nível mundial e apostando também nos escritores e ilustradores nacionais (que são muitos e bons).

Estes livros que o Andrés nos enviou não são de nenhuma editora gigante (li no outro dia, algures, que, pela primeira vez este ano, 3 editoras brasileiras entraram para a lista das maiores do mundo). Dois deles foram publicados pela Editora 34, de S. Paulo, que tem alguns projetos para crianças menos mainstream; o terceiro, pela mais conhecida Cia das Letrinhas.

Em O Invisível, com versos do poeta Alcides Vilaça, um "garoto sonha tornar-se invisível para poder brincar à vontade e conquistar a menina do seu coração".



Com a ajuda de um filtro vermelho, o Andrés faz aparecer e desaparecer as suas ilustrações para percebermos melhor a sensação de "estar e não estar ali".





Havia mais dois livros no pacote que voou desde o Brasil: "Endrigo, o escavador de umbigo" e "Água, sim" igualmente bonitos (mas O Invisível, foi sem dúvida, o preferido de todos).







Para quem não sabe ou já não se lembra: o Andrés (Sandoval) ilustrou para o Planeta Tangerina o livro "Siga a Seta!" que será lançado no Brasil já no próximo ano.

4 comentários:

macati disse...

beeeeeeeeem, a do filtro vermelho é lindo... e voces? nao querem fazer um do genero tb? va laaaaaaaa

Andrés Sandoval disse...

bóra fazê!

nogueirinha disse...

ops, o livro "água sim", que aparece nas duas últimas imagens, foi publicado pela editora companhia das letrinhas (não pela 34)! o texto é do eucanaã ferraz. parabéns.

Isabel disse...

Obrigada Nogueirinha, já corrigi.
abraço,
Isabel