segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Livros sem travões


Nuno Bentes, bibliotecário em Serpa, escreveu-nos a contar em que consistiu o DESTRAVA LIVROS, "um programa de dinamização do livro e da leitura que decorreu este Verão na Biblioteca Municipal, dirigido às crianças que participaram nas Atividades de Tempos Livres".
Na origem de tudo estiveram alguns livros seleccionados do catálogo do Planeta Tangerina e três palavras mágicas: "imaginação, questionamento e reinterpretação". A partir daí, foi uma viagem sem travões pelo mundo dos livros, com trabalhos nas áreas da expressão plástica, escrita criativa e recriação dramática.























Pelo catálogo da exposição (houve uma grande exposição no final) ficámos a saber como decorreram os trabalhos:

Os livros foram selecionados por faixas etárias e cada uma das obras foi explorada em duas sessões distintas. Na primeira sessão, com os animadores da biblioteca, o livro foi mediado e foram propostos pequenos exercícios de interpretação acerca das relações entre o que escutavam e o seu quotidiano. Numa segunda sessão, foi dinamizado trabalho de ateliê em coordenação com as técnicas das ATL, onde se exploraram diferentes vertentes expressivas (...).



























Pelas fotografias que nos chegaram (aqui, só uma pequena amostra), percebemos como todos trabalharam muito: bibliotecários, crianças, técnicos de ATL. Só podemos dizer como estamos gratos por tanta dedicação aos nossos livros e a todos deixar um grande abraço.

Sem comentários: